segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Informe Econômico, 16 de setembro de 2005.

08 h 30

O MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, COMEMOROU A DECISÃO DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO FAVORÁVEL AO BRASIL NA DISPUTA DO FRANGO SALGADO CONTRA A UNIÃO EUROPÉIA. O PARECER DETERMINA QUE A UNIÃO EUROPÉIA MUDE A SUA DESCRIÇÃO PARA FRANGO SALGADO, DESSE MODO, A MEDIDA PERMITIRÁ A RETOMADA DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS NESSE ITEM TARIFÁRIO.

10 h 30

OS MINISTROS DO PLANEJAMENTO, PAULO BERNARDO, E, DO TRABALHO, LUIZ MARINHO, INDICARAM A POSSIBILIDADE DE CORREÇÃO DA TABELA DO IMPOSTO DE RENDA. A PROPOSTA DE REDUÇÃO DE CADA ALÍQUOTA SÓ SERÁ DEFINIDA EM NOVEMBRO.

12 h 30

VOCE SABIA? QUE O SETOR AGRÍCOLA FOI O QUE MAIS GEROU VAGAS DE EMPREGO NESTE ANO?
SEGUNDO DADOS DO CAGED (CADASTRO GERAL DE EMPREGADOS E DESEMPREGADOS), O SETOR AGRÍCOLA FOI O QUE MAIS EMPREGOU NO PRIMEIRO SEMESTRE DESTE ANO. FORAM 76 MIL CONTRATAÇÕES COM CARTEIRA ASSINADA ENTRE JANEIRO E JUNHO. EM COMPARAÇÃO COM O MESMO PERÍODO DO ANO ANTERIOR, FORAM CRIADAS MAIS 9 MIL VAGAS DE TRABALHO. O GOVERNO CREDITA OS BONS RESULTADOS À AGROPECUÁRIA COMERCIAL E A EXPANSÃO CONQUISTADA PELOS GRANDES PROPRIETÁRIOS DE CANA-DE-AÇUCAR, SOJA, CAFÉ E ALGODÃO.

14 h 30

A PERUA KOMBI PRODUZIDA HÁ MAIS DE 50 ANOS PELA VOLKSWAGEN NO BRASIL, VAI MUDAR. ELA DEIXARÁ DE USAR O MOTOR REFRIGERADO A AR PARA RODAR TANTO A GASOLINA COMO A ÁLCOOL. DESSE MODO, O VEÍCULO IRÁ GANHAR MAIS POTÊNCIA NO MOTOR. APESAR DO VISUAL DESATUALIZADO, A KOMBI É QUINTO VEÍCULO MAIS VENDIDO NO PAÍS. DE JANEIRO A SEGUNDA SEMANA DE SETEMBRO FORAM COMERCIALIZADOS 9.399 UNIDADES.

16 h 30

O BANCO CENTRAL PROMOVEU O PRIMEIRO CORTE DA TAXA BÁSICA DE JUROS DESDE ABRIL DO ANO PASSADO. A TAXA SELIC, FOI REDUZIDA EM 0,25% PONTOS PERCENTUAIS, PARA 19,50% AO ANO. O COMITÊ DE POLÍTICA MONETÁRIA JUSTIFICOU A DECISÃO AFIRMANDO QUE A FLEXIBILIZAÇÃO DA POLITICA MONETÁRIA NÃO COMPROMETE AS CONQUISTAS OBTIDAS NO COMBATE A INFLAÇÃO.

18 h 30

O ÍNDICE NACIONAL DE PREÇOS AO CONSUMIDOR AMPLO (IPCA), QUE SERVE COMO PARÂMETRO PARA O SISTEMA DE METAS DO GOVERNO, ACUMULA ALTA DE 3,59% ATÉ AGOSTO - A MENOR VARIAÇÃO PARA ESSE PERÍODO DO ANO DESDE 1998.
DIANTE DESSA TRAJETÓRIA FAVORÁVEL, O MERCADO JÁ ACREDITA QUE O GOVERNO CHEGARÁ PRÓXIMO DA META DE 5,1% PARA O ÍNDICE EM 2005. AS ÚLTIMAS EXPECTATIVAS APONTAM PARA INFLAÇÃO DE 5,2% NO ANO, SEGUNDO SONDAGEM SEMANAL DO BC.

20 h 30
A PRODUÇÃO DE AÇO BRUTO NO BRASIL, CAIU 8,5 POR CENTO EM AGOSTO, EM RELAÇÃO AO MESMO PERÍODO DE 2004. TOTALIZANDO ,264 MILHÕES DE TONELADAS, INFORMOU O INSTITUTO BRASILEIRO DE SIDERURGIA. PARA O INSTITUTO, OS SINAIS DE RECUPERAÇÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL E DE MANUTENÇÃO DA ATIVIDADE NO SETOR AUTOMOTIVO REFORÇAM A EXPECTATIVA DE RECUPERAÇÃO NO QUARTO TRIMESTRE DESSE ANO.

Nenhum comentário: